BLOGS

A função das Crepinas em filtros de Tratamento de Água

17 ago 2021

Por: Equipe Hidrosolo

Postado em: Tratamento de Água

As crepinas são itens fundamentais no processo de retenção de partículas em filtros de tratamento de água. Basicamente, as crepinas são bocais difusores instalados na base de filtros utilizados nos sistemas de tratamento de água, e sua principal função é garantir que o material filtrante fique retido no próprio filtro, permitindo apenas a passagem da água por suas ranhuras.

Apesar de existir uma gama de crepinas no mercado, a Hidro Solo criou e patenteou uma Crepina com maior qualidade e durabilidade: as Crepinas Pluvitec. Elas são fabricadas em nylon e fibra de vidro (corpo) e polipropileno (discos), e montadas sob forma de discos sobrepostos, garantindo alta resistência. 

 

À prova de colapso

Um dos principais problemas de parada de sistemas de filtragem é o colapso de crepinas, com a areia invadindo o sistema e impondo a desmontagem e reforma precoce do filtro para se instalar a mesma crepina e continuar com o mesmo risco.

As Crepinas Pluvitec têm a carcaça injetada em plástico de engenharia com alta carga de fibra de vidro, que junto com sua forma e os discos sobrepostos se torna totalmente à prova de colapso. Não haverá, inclusive durante a montagem, nenhum problema que funcionários pisem sobre elas. (Clique aqui para conferir vídeo com teste de resistência das Crepinas Pluvitec)

 

Baixíssima perda de carga

A forma construtiva dos discos e a quantidade montado na Crepina Pluvitec, proporcionam uma área de passagem total de 23,8cm² a 30 cm², com abertura individual (cada sulco) de 0,4mm ou 2 mm. Isso lhe confere baixíssima perda de carga, podendo-se usar menos unidades por metro quadrado, isto é, o espaçamento entre crepinas pode ser ampliado de 12 a 15 cm (como é utilizado nas outras crepinas) para 17 a 20 cm com as Crepinas Pluvitec. As crepinas existentes no mercado hoje têm área de passagem de 2 a 3 cm², ou seja, 10 vezes menos.

Como a vazão de retrolavagem é de 3 a 4 vezes a vazão de operação, essa grande área de passagem e baixa perda de carga tornam-se ainda mais importantes.

 

Camada suporte

As Crepinas Pluvitec dispensam a utilização de várias camadas suporte. É recomendada apenas a instalação de leito piloto. Com isso, garante-se maior altura disponível para o leito filtrante.

Dispomos de diversos modelos e opções de rosca para conexão ao fundo do filtro, inclusive Crepinas com tubo calibrado para injeção de ar durante a retrolavagem. No link a seguir você poderá realizar também o dimensionamento para Crepinas e definir a melhor opção para o seu caso: https://bit.ly/dimensionamento-para-crepinas

Clique aqui para falar com nossos especialistas e tirar suas dúvidas. Solicite um orçamento das Crepinas Pluvitec ou demais soluções para tratamento de água produzidos pela Hidro Solo.

Hidro Solo

Equipe Hidro Solo

A Hidro Solo é especializada em soluções para tratamento de aguá e irrigação, abrangendo produtos
para pequenas, médias e grandes empresas.

CLIENTES

Atendimento via Whatsapp