BLOGS

40 anos Hidro Solo: tecnologia que evolui e se renova para atender ao mercado

04 out 2021

Por: Equipe Hidrosolo

Postado em: Tratamento de Água

Em 2021 a Hidro Solo celebra 40 anos de atuação no Brasil. Uma história de sucesso, desenhada a partir de uma trajetória coesa, que passa pela agricultura, modernização do tratamento de água e acesso a saneamento básico no país. Como parte dessa celebração, preparamos este conteúdo para contar um pouco da história da nossa marca, a evolução no mercado nessas quatro décadas, além das mudanças, casos de sucesso e projeções.

História que se inicia num período de alta na produção canavieira

Numa crescente demanda da produção açucareira em Alagoas, no início da década de 80, quando mais de 1.250.000 toneladas do produto eram escoadas pelo Porto de Maceió, havia cerca de vinte e sete usinas de açúcar em operação. Essas usinas tinham uma alta demanda, necessitando de sua matéria-prima, a cana-de-açúcar, produzida especialmente na região da zona da mata do estado. E como todo cultivo, eram necessárias maneiras de garantir essa produção mesmo com a instabilidade climática, cíclica, da região.

Em períodos de pouca chuva, ainda assim, a água era abundante, criando a necessidade do uso de sistemas de irrigação. Entretanto, as dificuldades logísticas para entrega de componentes para sistemas de irrigação, provenientes do sudeste do país, comprometia o plantio. Foi aí que, em 1981, foi formalizada a Hidro Solo Indústria e Comércio Ltda. que passou a produzir componentes complementares para tais projetos de irrigação.

Com instalações no Distrito Industrial de Maceió/AL, a Hidro Solo ampliou sua produção, desenvolvendo mais equipamentos, passando a fabricar sistemas completos para irrigação, atendendo uma área de mais de 45 mil hectares.

 

Evolução dos produtos

Os sistemas de irrigação para a produção de cana-de-açúcar das usinas e fornecedores locais seguiram por alguns anos como o principal produto fabricado. Aos poucos, revendedores espalhados pelo país, especialmente, do sudeste do Brasil, passaram a encomendar os produtos para irrigação Hidro Solo, migrando o foco para outras culturas além da cana-de-açúcar.

Tubos, conexões, conjuntos autopropelido, enroladores de mangueira, motobombas e canhões aspersores foram alguns dos produtos fabricados por anos. Todos adotando novas tecnologias, produzidos após estudos minuciosos, sempre recebendo feedbacks dos clientes e revendedores. Sempre com a convicção de que a visão de mercado não se dissocia da necessidade do cliente. É uma percepção integrada, levando de um a dois anos para se colocar produtos novos no mercado.

E como evoluir sempre foi uma preocupação, aos poucos a empresa ampliou sua oferta de produtos para irrigação, como sistemas de filtração para irrigação localizada, filtros de tela, tanques de escorva, válvulas anti-vácuo, entre outros.

Apoiada em sua já consolidada experiência na fabricação de produtos para irrigação, a Hidro Solo desenvolveu, também, tecnologias e equipamentos para tratamento de água, como crepinas, filtros de areia, de antracito, de zeólitos e de carvão ativado, sistemas de dupla filtração, desnitratificadores, abrandadores e os fundos de fluxo confinado para filtros em areia, os Blocos Pluvitec, patenteados.

   

 

Grandes parcerias e números impressionantes

Após o desenvolvimento de tecnologias e produtos direcionados ao Tratamento de água, a Hidro Solo passou a oferecer seus equipamentos para grandes empresas de saneamento básico e abastecimento de água do Brasil a partir de licitações e contratos. Sanasa, Sabesp, Corsan, BRK, Aegea, entre outros clientes, adquiriram produtos Hidro Solo da linha Pluvitec, da qual fazem parte dos Blocos e Crepinas Pluvitec, para uso em seus projetos, majoritariamente de reformas e readequação de filtros em areia para estações de tratamento de água (ETA).

Essas parceiras resultaram em números impressionantes e uma presença massiva da marca no Brasil e em países da América do Sul. São mais de 12.500 m² de filtros de areia utilizando os Blocos e Crepinas Pluvitec em estações de tratamento de água em mais de 50 localidades do Brasil. Só de Crepinas Pluvitec comercializadas, são mais de 450 mil unidades. E contando.

Esses números dimensionam a importância em desenvolver tecnologias, aprimorar o campo fabril, estreitar relações com parceiros, revendedores e clientes e se antecipar as tendências e necessidades do mercado. São 40 anos celebrados com a certeza que de vem muito pela frente. Para os próximos anos, novos lançamentos, mais tecnologia e muito empenho em oferecer qualidade, soluções e um atendimento eficiente são nortes que fazem da Hidro Solo uma marca consolidada no mercado.

Deseja saber mais informações sobre nossa história, cases de sucesso ou precisa de um orçamento para o seu projeto de irrigação ou tratamento de água? Fale conosco. Nossos especialistas estão prontos para te atender.

Hidro Solo

Equipe Hidro Solo

A Hidro Solo é especializada em soluções para tratamento de aguá e irrigação, abrangendo produtos
para pequenas, médias e grandes empresas.

CLIENTES

Atendimento via Whatsapp