BLOGS

Fundo Falso em Filtros

16 jul 2021

Por: Equipe Hidrosolo

Postado em: Tratamento de Água

A principal função de um fundo falso em filtros é garantir a passagem de água durante o processo de filtragem, de retrolavagem, e do ar (quando utilizado), durante a limpeza, garantindo a sustentação e estabilidade do leito filtrante. De modo simplificado, um filtro é constituído de um leito filtrante instalado sobre um fundo falso (sistema drenante do filtro), este acima do fundo verdadeiro, podendo possuir ou não uma camada suporte entre meio filtrante e sistema drenante.

Nos filtros, o leito filtrante é o responsável pela retenção das partículas sólidas e microorganismos, ou seja, pela filtração em si. O sistema drenante servirá como meio de passagem da água – filtrada, de retrolavagem ou coagulada (em filtração direta ascendente), a depender do tipo do filtro – e também do ar, caso este seja utilizado durante a retrolavagem. O material utilizado no leito filtrante, localizado sobre o fundo falso, pode ser areia, antracito ou camada suporte montada com pedregulhos. 

Escolha do Fundo Falso para o Filtro

O projetista deverá atentar-se à seleção do fundo falso mais apropriado para o tipo de filtro projetado, levando-se em conta a menor perda de carga admissível (resistência ao escoamento), facilidades de inspeção, abertura dos orifícios de passagem (água coagulada/floculada em filtros ascendentes), uniformidade na distribuição de água e ar, etc.

A Hidro Solo fabrica, dentre outros tipos de sistemas drenantes, o Fundo Falso Metálico para filtros, podendo ser construído em aço carbono A36 com tratamento superficial de alta tecnologia, ou em aço inox. O Fundo Falso Metálico é fornecido completo, podendo ser aplicado para quaisquer dimensões e formas de filtros, inclusive filtros circulares, em fibra de vidro, sem a necessidade de soldagem, pintura in loco ou utilização de concreto. Clique aqui para baixar o catálogo do produto.

Crepinas à prova de colapso

O Fundo Falso Metálico para filtro produzido pela Hidro Solo é acompanhado das Crepinas Pluvitec®, que são bocais (difusores) patenteados com exclusivos discos ranhurados, à prova de colapso, podendo ser instalado em bases de filtros com ou sem colunas e vigas pré-existentes.

Clique aqui para conferir o vídeo com registros da instalação de um Fundo Falso Metálico em filtros circulares. Saiba mais ou solicite um orçamento através do telefone ou Whatsapp.

Hidro Solo

Equipe Hidro Solo

A Hidro Solo é especializada em soluções para tratamento de aguá e irrigação, abrangendo produtos
para pequenas, médias e grandes empresas.

CLIENTES

Atendimento via Whatsapp